O que faz de um cientista ser cientista?

Olá,

estamos começando agora a contagem regressiva para o retorno das aulas. Eu, cientista, parei um pouco pra pensar no que faz de mim um cientista. Não encontrei uma resposta, mas cheguei a conclusões bem satisfatórias!

Todas as características de um cientista estão presentes no parágrafo anterior, basta relê-lo com mais calma que logo se percebe esses detalhes. Observe a primeira grande característica de um cientista na formulação do problema: “parei um pouco pra pensar no que faz de mim um cientista”. Um cientista, antes de mais nada deve saber formular uma pergunta. Mas o que faz de alguém ser um grande cientista é a capacidade de lidar com essa pergunta de maneira objetiva, sem se contentar com respostas vazias ou que não podem ser submetidas a testes.

Um cientista deve saber lidar com o desconhecido, fazer testes, construir o conhecimento a partir do fato.

É bom perceber que um cientista nem sempre está preocupado com a resposta objetiva de seu estudo, ou com a resolução definitiva de seu problema. O cientista está mais interessado naquilo que ele pode obter como informação a respeito do fato (o fato:”Eu, cientista…”). Observe o trecho daquele primeiro parágrafo: “Não encontrei uma resposta, mas cheguei a conclusões bem satisfatórias”.

Um cientista, embora chegue a conclusões bem satisfatórias a respeito do seu problema ou da sua análise, nunca deve acreditar que alcançou a verdade a respeito do fato.

Acho que são essas coisas que fazem de mim um cientista…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s